iniciar sessão

Notícias

Gold Wing 2015 com Versão 40º Aniversário

2015 GoldWingComo celebração de 4 décadas ininterruptas de sucesso, deste modelo único e exclusivo, a Honda desenvolveu uma versão especial comemorativa do 40º aniversário da Gold Wing. Em 2015 este modelo estará disponível em 4 opções de cor, incluindo acabamentos de pintura de duas tonalidades, com duas das opções combinadas sobre um quadro preto, para além dos emblemas e chave comemorativos dos quarenta anos.

 

No mundo das motos, há modelos que vêm e que vão. Os tempos mudam, tal como os motociclistas e as suas expectativas. Mas desde 1975, há uma Honda que se manteve firme ao longo do tempo – a Honda Gold Wing. Evoluiu, de acordo com os tempos, mas continua o mesmo conceito original, e umas das experiências de condução mais especiais em duas rodas. E não há nenhuma outro modelo da gama actual da Honda que esteja à venda na Europa há tanto tempo.

Muitos dos condutores deste modelo valorizam o seu forte binário, como se a moto tivesse um turbo; outros, não passam sem a sua condução fantástica e equilibrada, tanto a baixa como a alta velocidade. Outros ainda, não deixam de apreciar a capacidade deste modelo em devorar quilómetros, com enorme capacidade de carga e transportando um passageiro, sempre com conforto e durante todo o dia. Mas há uma coisa em que todos estão de acordo – não há nada que se assemelhe a uma Honda Gold Wing.

E, apropriadamente, para uma plataforma tão surpreendente, a Gold Wing deu origem a dois outros modelos muito especiais, alargando a sua atracção e sedução: a Gold Wing F6B, com o seu estilo "Bagger" mais simplista, baixo e comprido e a musculada Gold Wing F6C, uma moto Custom pura, que dá um outro sentido à designação "Power Cruiser".

Para assinalar os 40 anos ininterruptos de fabrico da Gold Wing, a Honda produziu esta versão comemorativa do 40º aniversário do modelo, evocando esta data tão marcante, num período que, em termos do mundo das motos, poderia ser descrito como uma "viagem fantástica".

 

Generalidades do Modelo

A Honda Gold Wing tem estado sempre sozinha. Lançada em 1975 com a designação GL1000, o seu motor de 4 cilindros, horizontalmente opostos, não era só fisicamente diferente, mas também se sentia muito diferente, com uma entrega suave de potência e que convidava a muitos e longos dias em viagem. Em 1987, a Gold Wing recebeu um motor de seis cilindros e 1500 cm³ e, mais uma vez, renovou a sua condição e propósito de extraordinária moto de turismo.

Em 2001, e após oito anos de intensa investigação e desenvolvimento, a Gold Wing GL1800 acrescentou maior capacidade dinâmica e prazer de condução ao "repertório" do nome Gold Wing. O quadro de alumínio, de perfil em caixa, oferece estabilidade e precisão na direcção a qualquer velocidade. Juntamente com o exclusivo motor de 6 cilindros, horizontalmente opostos, o quadro contribui para o baixo centro de gravidade – um factor preponderante no excelente equilíbrio e agilidade que esta moto exibe a baixa velocidade e que torna as estradas retorcidas de montanha ou até mesmo as congestionadas ruas citadinas um prazer de condução.

E, tal como o motor, que goza de reputação lendária em termos de fiabilidade, também o resto do modelo dispõe de acabamentos da mais elevada qualidade, com extraordinária qualidade de construção e pintura.

A sedução inerente à Gold Wing permanece na sua capacidade exclusiva de tornar fáceis as viagens de longa distância, numa experiência de condução verdadeiramente gratificante e agradável. A actualização de estilo ocorrida em 2011 – com melhor capacidade de bagagem – subjacente ao conceito de estilo "mais majestosa" aperfeiçoou uma moto com aparência elegante, imponente e vibrante, tudo em simultâneo.

Para celebrar os 40 anos de produção, a Gold Wing de 2015 estará disponível num esquema cromático adicional – e muito especial – de duas tonalidades vermelho/preto, com chave e emblemas nas carenagens e no porta-bagagem alusivos a esta efeméride. Os emblemas e a chave do 40ºaniversário também estarão presentes com outros três esquemas cromáticos para 2015.

 

Características-chave

Estilo

A carenagem frontal da Gold Wing apresenta um elemento diagonal de estilo marcado, que acentua as linhas fortes do quadro de dupla trave, percorrendo as partes laterais da moto, a partir dos faróis, até às novas malas laterais. O resultado é uma moto de aspecto dinâmico, com superfícies afiladas e formas esguias, esculpidas segundo a tecnologia CFD (Computational Flow Dynamics - Dinâmica de Fluidos Computorizada), para reduzir os efeitos do vento sobre o condutor e passageiro.

A capacidade total de bagagem é de 150 litros e o formato da traseira da moto contribui activamente para a estabilidade aerodinâmica. Um veículo, quando se move a alta velocidade, cria naturalmente uma zona de pressão negativa atrás de si. Através de uma melhor gestão do movimento do ar por cima e ao longo da traseira da moto, foi possível reduzir esta pressão negativa, aumentando a estabilidade.

O banco é uma das características mais importantes numa moto de turismo e a Gold Wing sempre foi superior no que diz respeito ao conforto. O formato do banco envolve o passageiro, criando uma sensação completa de conforto e segurança. O material de uretano aumenta o conforto dos bancos enquanto as capas perfuradas e resistentes à intempérie conferem-lhes um aspecto desportivo. Os 740 mm de altura do banco permitem chegar facilmente com os pés ao chão.

O modelo do 40º aniversário da Gold Wing vai estar disponível numa opção muito especial de Vermelho/Preto (Candy Prominence Red / Graphite Black). As duas cores estão unidas e separadas por uma faixa prateada com emblemas do 40º aniversário e o efeito – juntamente com as jantes, quadro, forquilha, braço oscilante e silenciadores todos a preto – é simplesmente fantástico. Os pormenores de acabamento são os emblemas do 40º aniversário na carenagem frontal e na carenagem interior, na tampa do porta-bagagens e na chave.

As três outras cores, também com emblemas do 40º aniversário e chave comemorativa, são:

- Cinzento (Digital Silver Metallic) (nova cor para 2015)

- Preto (Graphite Black)

- Branco (Pearl Glare White)

 

Equipamento

Sistema SRS CS Auto de som surround com 6 altifalantes e 80 W.

Oferecendo uma presença e qualidade sonora soberbas, este sistema oferece as mais recentes tecnologias de alta-fidelidade em som estereofónico. O coração do sistema é um potente amplificador de 80 watts por canal, com capacidade para produzir um som nítido e enérgico, mesmo a velocidades de auto-estrada. O amplificador alimenta um conjunto de seis altifalantes, com dois altifalantes traseiros, dois altifalantes dianteiros e dois tweeters.

O resultado é uma experiência de som surround rica e cheia, quer seja através do sistema de altifalantes ou dos auscultadores opcionais para os capacetes. Por outro lado, o rádio RDS permite o acesso fácil às estações de rádio através dos comandos integrados no guiador.

 

Compatibilidade com iPod®

O sistema áudio é totalmente compatível com iPod®, iPhone® e pens USB, o que permite ouvir ficheiros de música em formato MP3, WMA ou AAC.O sistema está totalmente integrado, com controlo total a partir do guiador e visualização das informações dos ficheiros de música no ecrã principal.

Os comandos no painel central permitem realizar a selecção entre as fontes de música (por exemplo, rádio ou pen USB), mudar entre modos de visualização e seleccionar música com a moto parada. A porta USB para ligar leitores digitais de música está localizada no grande porta-bagagens com tranca, que também possui um pequeno compartimento interior para colocar o leitor durante a viagem.

 

Sistema de Navegação Honda

O Sistema de Navegação da Gold Wing oferece funcionalidades rápidas e de precisão. O ecrã brilhante, a cores, inclui uma série de funcionalidades, incluindo indicação da faixa de rodagem e visualização de cruzamentos, enquanto as instruções opcionais por voz reduzem ainda mais a possibilidade de se perder. O sistema também oferece informação sobre pontos de interesse, incluindo postos de abastecimento, concessionários Honda, hotéis e restaurantes.

Os comandos fáceis de utilizar asseguram um acesso fácil e em segurança a todas as funcionalidades do sistema. A sensibilidade da recepção permite que o sistema funcione eficazmente mesmo nas áreas com sinal mais fraco, tais como estradas entre grandes estruturas ou de montanha.

 

Bancos e punhos aquecidos, sistema de aquecimento para os pés

Os punhos com 5 níveis de aquecimento e os bancos aquecidos com regulação independente possibilitam uma utilização da moto durante todo o ano. O sistema de aquecimento dos pés canaliza o ar quente do motor para os pés do condutor, cujo comando se situa numa alavanca montada na carenagem.

 

Marcha-atrás

A marcha-atrás eléctrica e de baixa velocidade é activada com um simples toque do polegar no comando situado no punho direito.

 

Controlo da Velocidade de Cruzeiro

O sistema electrónico e de baixo peso de controlo da velocidade de cruzeiro recorre a um mecanismo de aceleração actuado por motor eléctrico e controlado por uma ECU de 16-bit.

 

Pára-brisas regulável

Um sistema de roquete simples mas engenhoso de regulação do pára-brisas oferece seis posições com cerca de 100 mm de curso. A grelha de ventilação do pára-brisas, ajustável manualmente, encaminha o ar fresco para a cara ou para o peito do condutor.

 

Capacidade para a bagagem

Distribuídos entre os compartimentos das carenagens, o porta-bagagens e as malas laterais, a Gold Wing apresenta uma capacidade total de 150 litros de transporte de bagagem. O porta-bagagens de design especial possui tranca por comando, que permite abrir o porta-bagagens à distância, trancar e destrancar o porta-bagagens e as malas laterais. O comando inclui também um localizador actuado pela buzina da moto. Se a função de tranca à distância for tentada com uma mala aberta, os piscas de direcção piscam para alertar o condutor.

 

Motor

O motor SOHC de 2 válvulas e seis cilindros horizontalmente opostos é uma parte tão importante da lenda Gold Wing como o nome da moto ou o seu sucesso de vendas. Único no motociclismo, este motor de 1.832 cm³ é o aliado perfeito para as longas distâncias.

A sua disposição minimiza a vibração do motor e ajuda a criar um baixo centro de gravidade, reduzindo a fadiga do condutor a alta velocidade e tornando a moto fácil de conduzir a baixa velocidade. Ao mesmo tempo, a sua alta cilindrada oferece potência e binário excepcionais, especialmente na gama de média rotação. O diâmetro e curso são 74 x 71 mm e a relação de compressão é 9,8 : 1. Esta unidade debita 167 N·m de binário logo às 4.000 rpm, com 117cv (87 kW) de potência de pico obtida às 5.500 rpm.

A injecção PGM-FI de combustível assegura uma resposta viva ao acelerador e baixas gases emissões do escape. Em conjunto, o controlo de precisão da relação ar/combustível do sistema de injecção do combustível, o catalisador de três vias e o sistema de injecção de ar – que encorajam a oxidação dos gases não queimados – asseguram que a Gold Wing cumpre facilmente os requisitos de emissões impostos pela norma EURO-3.

A potência do motor é transmitida à roda traseira através de uma transmissão de cinco velocidades que gira em sentido oposto ao da cambota do motor. Isto cancela o efeito de reacção de binário de lado-a-lado gerado pelos motores de montagem longitudinal. A quinta velocidade tem overdrive, oferecendo alta velocidade a baixa rotação nas tiradas de maior distância, para maior conforto e menores consumos de combustível. A transmissão final por veio elimina a necessidade de lubrificar e afinar uma corrente.

 

Ciclística

O "esqueleto" da Gold Wing é um quadro dupla trave em alumínio, que usa o motor como elemento de esforço, melhorando os já extraordinários níveis de rigidez, enquanto que o design de baixo peso e a distribuição optimizada das massas tornam a Gold Wing facílima de conduzir a qualquer velocidade. O ângulo da coluna de direcção é de 29° 15’  e o avanço (trail) é de 109 mm. As dimensões gerais são (C) 2.630 mm × (L) 945 mm × (A) 1.455 mm, com 1.690 mm de distância entre eixos e tara de 421 kg.

A forquilha telescópica dianteira de cartucho com 45 mm de diâmetro e o mono-braço oscilante Pro-link da suspensão traseira usam casquilhos de baixo atrito; a forquilha também possui retentores de baixo atrito. Equipada com uma função de memória de duas posições, a suspensão traseira com regulação eléctrica-hidráulica controlada por computador permite o ajuste rápido da pré-carga da mola, consoante a carga.

A Gold Wing está equipada com o Sistema de Travagem Combinada (CBS). O elemento de combinação do sistema liga o travão dianteiro ao traseiro, oferecendo uma travagem perfeitamente equilibrada, independentemente de o condutor aplicar a manete ou o pedal do travão, sempre com elevados níveis de desaceleração e em todas as situações. O ABS monitoriza os travões dianteiros e traseiros – um par de discos de 296 mm e pinças de três pistões na frente e um disco ventilado de 316 mm e pinça de três pistões atrás. Se o sistema detectar que uma roda está prestes a bloquear, o esforço de travagem é momentaneamente reduzido. As jantes ocas de 5 braços em alumínio fundido são de 18 x MT3,5 (à frente) e 16 x MT5 (atrás). Os pneus são 130/70 R18 (63H) e 180/60 R16 (74), respectivamente.

A Gold Wing também está disponível com um sistema de airbag totalmente integrado, uma novidade na indústria aquando da sua introdução em 2006. O módulo do airbag, que contém o próprio airbag e o insuflador, está posicionado à frente do condutor. A ECU à direita do módulo detecta alterações na aceleração, com base nas informações recebidas dos dois sensores de colisão (posicionados um em cada coluna da forquilha), para determinar se o airbag deve ser, ou não, insuflado em determinados impactos frontais.

Nota: todas as versões equipadas com airbag também possuem Sistema de Navegação por satélite.

 

Acessórios

A versatilidade e a atracção visual da Gold Wing podem ser melhoradas através de uma vasta gama de acessórios genuínos Honda.

 

Especificações Técnicas

GL1800 Gold Wing

MOTOR

 

Tipo

6 cilindros opostos, refrigerado por líquido, 4 tempos, SOHC, 12 válvulas

Cilindrada

1.832 cm³

Válvulas por cilindro

2

Diâmetro ´ Curso

74 x 71 mm

Relação de compressão

9,8 : 1

Potência máxima

117CV (87 kW)/5.500 rpm (95/1/EC)

Binário máximo

167 N·m/4.000 rpm (95/1/EC)

Capacidade de óleo

4,6 litros

SISTEMA DE COMBUSTÍVEL

 

Alimentação

Injecção electrónica multi-ponto PGM-FI com arranque a frio automático

Diâmetro dos corpos da rampa de injecção

40 mm

Filtro do ar

Filtro de papel viscoso, do tipo cartucho

Capacidade do depósito do combustível

25 litros (incluindo 4,4 litros de reserva com luz avisadora)

Consumo de combustível

15,24 km/l (modo WMTC)

SISTEMA ELÉCTRICO

 

Ignição

Digital transistorizada controlada por computador, com avanço electrónico

Ponto de ignição

2 graus antes do ponto-morto superior

Capacidade da bateria

12 V/20 AH

Capacidade do alternador

12 V/90 A

TRANSMISSÃO

 

Tipo de embraiagem

Hidráulica, húmida, multi-discos com molas helicoidais

Tipo de caixa de velocidades

5 velocidades (incluindo overdrive e marcha-atrás eléctrica)

Redução primária

1,591 (78/49)

Relações de transmissão

 

1ª        2,375 (38/16)

2ª        1,454 (32/22)

3ª        1,068 (31/29)

4ª        0,843 (27/32)

5ª        0,686 (24/35)

Redução final

2,750 (33/12)

Transmissão final

Veio selado

QUADRO

 

Tipo

Diamante; perfil triplo em caixa, dupla trave em alumínio

CICLÍSTICA

 

Dimensões (C´L´A)

2.630 mm x 945 mm x 1.455 mm

Distância entre eixos

1.690 mm

Ângulo da coluna da direcção

29° 15'

Eixo de arraste (Trail)

109 mm

Raio de viragem

3,3 metros

Altura do banco

740 mm

Altura ao solo

125 mm

Peso em ordem de marcha

 

421 kg
(Fr.: 189 kg; Tr.: 232 kg)

Peso máximo permitido

611 kg

SUSPENSÃO

 

Dianteira

 

Forquilha telescópica assistida por ar, com 45 mm de diâmetro e função anti-mergulho, curso de 140 mm

Traseira

 

Pro-Link Pro-Arm, com afinação controlada electronicamente da pré-carga da mola, 105 mm de curso do eixo

JANTES

 

Dianteira

Jante de alumínio fundido, com 5 raios e secção oca

Traseira

Jante de alumínio fundido, com 5 raios e secção oca

Dimensão da jante dianteira

 

18 x MT3,5

Dimensão da jante traseira

 

16 x MT5

Pneu dianteiro

 

130/70 R18 (63H)

Pneu traseiro

 

180/60 R16 (74H)

TRAVÕES

 

Tipo de sistema

Duplo ABS combinado

Dianteiro

 

Dois discos flutuantes de 296 x 4,5 mm, com pinças de 3 êmbolos e pastilhas de metal sinterizado

Traseiro

 

Disco ventilado de 316 x 11 mm, com pinça de 3 êmbolos e pastilhas de metal sinterizado

 

 

Best gambling websites website