\\ Notícias

Honda Insight obtém 5 estrelas nos testes Euro NCAP

    O novo Honda Insight foi considerado um dos automóveis mais seguros da Europa, estabelecendo o padrão para os veículos híbridos, de acordo com os novos resultados dos testes de colisão independentes da Euro NCAP.

   O novo esquema de classificação da Euro NCAP centra-se na performance geral do veículo em termos de segurança, originando um resultado único, mais fácil de entender. Este sistema considera a protecção dos ocupantes em termos de impactos frontais, laterais, contra postes, bem como impactos traseiros, para além da protecção das crianças e dos peões e, ainda, a disponibilidade de sistemas de assistência à condução. O Honda Insight recebeu a classificação máxima de 5 estrelas

 

O novo esquema de classificação, introduzido em Fevereiro de 2009, recorre a um resultado ponderado, combinando diversos aspectos de segurança de um automóvel: os resultados das avaliações da protecção dos adultos (50%), das crianças (20%) e dos peões (20%) com a disponibilidade de dispositivos assistência à segurança (10%). Para se qualificar para a inclusão, é necessário ter instalados de origem o dispositivo de assistência à segurança (VSA para a Honda), em 85% da gama 2009 para a UE a 27.

O Insight é o mais recente de uma série de automóveis Honda a receberem classificação de topo. Desde a introdução do novo esquema de classificação, a Euro NCAP testou 3 outros modelos Honda: o Civic, o Accord e o Jazz. Todos obtiverem 5 estrelas.

A nova classificação da Euro NCAP reflecte o empenho da Honda para com o aspecto da segurança geral do veículo, complementando os duradouros testes internos de segurança da Honda e que procuram melhorar a segurança real. As instalações da Honda para testes de colisão entre automóveis situadas na fábrica de R&D da Tochigi permitem aos técnicos analisar as consequências dos impactos envolvendo modelos de diferentes tamanhos e pesos, levando ao desenvolvimento de soluções para amenizar os ferimentos, tanto para os passageiros, como para os peões.
 

A segurança no Honda Insight



Assistência à Estabilidade do Veículo


O VSA (Assistência à  Estabilidade do Veículo) foi concebido para auxiliar o condutor na manutenção do controlo ao curvar, em aceleração e em manobras súbitas, aplicando uma força de assistência à travagem a qualquer uma das rodas, conforme necessário e modulando o binário do motor da forma mais adequada. 

Travagem

Os discos, de 14 polegadas, ventilados na dianteira e sólidos na traseira asseguram estabilidade na estrada, ampliada pelo Sistema de Travagem Anti-bloqueio (ABS), pela Distribuição Electrónica da Travagem (EBD) e pela Assistência à Travagem (BA). 
 

Engenharia de Compatibilidade Avançada (Advanced Compatibility Engineering - ACE)

Desenvolvida nas instalações de testes de colisões entre veículos da Honda, na sua base de R&D em Tochigi, a carroçaria de estrutura do tipo ACE™ (Advanced Compatibility Engineering - Engenharia de Compatibilidade Avançada™) é, agora, um argumento bastante válido no que respeita à segurança Honda.


A estrutura da carroçaria ACE™ é um design de carroçaria exclusivo da Honda que melhora a protecção dos ocupantes e a compatibilidade em colisões frontais. O design ACE utiliza uma rede de elementos estruturais ligados para distribuir a energia da colisão de forma mais uniforme, ao longo da dianteira do veículo. Esta gestão melhorada da energia de colisão frontal ajuda a reduzir as forças transferidas para o habitáculo e pode ajudar a dispersar de forma mais uniforme as forças transferidas para os outros veículos durante uma colisão.



Protecção aos peões

O novo Insight também incorpora várias características concebidas a pensar na protecção aos peões. A investigação demonstrou que características como estas melhoram dramaticamente as hipóteses de sobrevivência dos peões, no caso de serem atingidos por um veículo em movimento. As características incluem pivots dos limpa pára-brisas concebidos para partir em caso de impacto, apoios dos guarda-lamas dianteiros e dobradiças do capot com características de absorção de energia, bem como uma área desobstruída debaixo do capot, permitindo maior espaço para deformação. 



Airbags e cintos de segurança

Em todas as versões, airbags dianteiros e laterais do Sistema Complementar de Retenção (SRS) para o condutor e passageiro são complementados por airbags de cortina a todo o comprimento, para protecção de todos os ocupantes. Há cintos de segurança de três pontos com Enrolador de Bloqueio de Emergência (ELR) em todos os lugares sentados e os cintos de segurança dianteiros também têm pré-tensores com limitação de carga e absorção de energia (EA) de 2 fases. Adicionalmente, os pontos ISOFIX traseiros asseguram a instalação correcta e segura das cadeiras de criança. 



Encostos de cabeça activos

O novo Insight também está equipado com encostos de cabeça activos nos bancos dianteiros, o que reduz a probabilidade de lesões no pescoço em caso de impactos na traseira do veículo. Quando o ocupante é projectado contra o encosto do banco, uma placa rígida no banco pressiona um tirante para o encosto de cabeça, empurrando-o para cima e para a frente para apoiar a cabeça.

Notas

O Insight Híbrido original foi comercializado pela Honda pela primeira vez em 1999 e esta nova versão foi apresentada para venda na Europa na Primavera de 2009. O novo Insight é o culminar de mais de 20 anos de desenvolvimento de tecnologia híbrida e de mais de 35 anos de desenvolvimento de motores a gasolina de baixo impacto ambiental, que teve início em 1972 com o motor CVCC. 

Essa experiência e conhecimento técnico permitiu-nos desenvolver os componentes e as peças do nosso sistema IMA, para que possam ser produzidas a um custo mais reduzido, sem comprometer a performance, a segurança ou a durabilidade.



Consumo de combustível e Emissões do Honda Insight

Para além de obter uma classificação de topo em termos de segurança, o Insight também serve de veículo de demonstração do empenho da Honda para com o meio ambiente. O consumo de combustível (combinado) é de 4,4 l/100km, e as emissões de CO2 ficam-se pelos 101 g/km. 

A Honda concentrou-se no desenvolvimento de um automóvel que proporcionasse melhor economia de combustível numa "utilização real", tendo em atenção as verdadeiras condições em que o veículo será conduzido pelos clientes. 

A Honda produziu um automóvel acessível, eficiente, excepcionalmente económico e de baixas emissões, mas há estilos e técnicas de condução que se podem usar para tirar ainda maior partido da tecnologia híbrida. O Sistema ECOlógico de Assistência à Condução desenvolvido para o Insight, treina os condutores, ajudando-os a obter a melhor economia de combustível possível.

O exclusivo sistema de treino para o condutor que equipa o Insight marca uma nova era na indústria automóvel, na qual os fabricantes e os condutores partilham a responsabilidade quanto aos consumos finais de combustível. 

\\ Parceiros oficiais






Image

Criado em 2008.

Comunidade portuguesa de proprietários e entusiastas de
produtos da marca Honda.

\\ Equipa

Pedro Frutuoso
Pedro Ochôa
Ana Tomás
Nuno Dias
Tiago Rocha