iniciar sessão

Ensaios

Honda SH300i ABS

  • Escrito por Pedro Frutuoso
  • Publicado em Ensaios
  • Visualizações: 715

Honda SH300i ABS

Portugal é um mercado jovem no que toca à utilização de scooters e na sua mobilidade urbana. Mesmo aqui ao lado, em Espanha, as ruas estão inundadas de scooters e são o meio de deslocação diário de milhares de pessoas.
Em Portugal o mercado das scooters evoluiu para as pequenas scooters cheias de estilo, como a Honda PCX que lidera as tabelas de vendas, ou até maxi-scooters de roda pequena, como a SYM GTS que pontua logo abaixo da PCX. É raro ver nas nossas cidades scooters de roda grande como a SH, mesmo que estas estejam muito mais adaptadas à realidade urbana.


A Honda SH nasceu em 1984, na altura com a alcunha de Scoopy e apenas disponível em 50 cm3. SH, que queria dizer "Small Honda", era sinónimo de uma moto robusta, durável e acima de tudo prática! Foi a escolha de mais de um milhão de utilizadores que viram neste modelo a resposta para as suas necessidades urbanas.
A Honda SH300 nasceu em 2007, tendo a sua primeira actualização em 2012.

Formatados pelo nosso mercado a nossa primeira impressão da nova SH300i é de uma moto de cidade, como aquelas que vemos "lá fora", mas a verdade é que ficámos realmente fãs deste modelo! As novas linhas foram actualizadas, tornando a SH um pouco mais atrevida e moderna. A iluminação em LED, onde se inclui as grandes luzes de presença frontal em forma de V, confere um aspecto executivo e dinâmico. A SH cresceu, com um quadro totalmente novo e um reposicionamento da forquilha frontal, está agora com 1438mm de distância entre eixos, ainda assim fazendo uma dieta em relação ao modelo anterior já que perdeu um quilo de peso. A capacidade de carga aumentou para os 19 litros de arrumação debaixo do banco, que servirá para qualquer capacete integral.

A sensação de evolução tecnológica fica ainda mais marcada assim que nos dão a chave para a mão. A nova SH300i usa o novo sistema "Honda Smart Key" que é basicamente um pequeno comando remoto com dois botões. O primeiro permite-nos encontrar a nossa moto fazendo acender os piscas, o segundo permite bloquear a moto mesmo dentro do alcance do comando. A utilização é bastante simples, basta ter o comando no bolso e estar a menos de 2 metros da moto, e nessa altura podemos rodar o interruptor que nos permite abrir o banco, trancar a direcção ou ligar a ignição da moto. Se por ventura arrancarmos sem o comando connosco pisca uma luz de aviso no painel, e a moto continua a trabalhar até ser desligada. Útil, prático e muito funcional!

O motor que equipa a nova Honda SH300i foi totalmente redesenhado. Perdeu dois cavalos de potência em relação à geração anterior mas ganhou muito mais agradabilidade de utilização, com uma afinação que beneficia os baixos e médios regimes, onde a SH300 se sente em casa. O arranque é vigoroso e linear, permitindo saltar bem para a frente entre corridas de semáforos.
Este mono-cilíndrico de 4 válvulas é também o primeiro a cumprir a nova norma de emissões EURO4 e a Honda conseguiu optimizar o consumo em 9% em relação ao modelo anterior, mantendo as prestações. O consumo anunciado é agora 3 litros por cada 100 quilómetros percorridos.

A travagem usa discos de 256 mm à frente e atrás, com ABS de série, infelizmente a Honda não apostou no sistema de travagem combinada neste modelo. A travagem pareceu-nos muito suficiente e eficaz, mesmo quando foi muito solicitada.
As rodas mantêm as 16 polegadas e estão equipadas com pneus de 110/70 à frente e 130/70 na traseira, permitem uma boa aderência e também uma excelente filtragem de imperfeições do alcatrão.
Também a suspensão foi redesenhada, e reduzido o curso das molas traseiras de 52 para 44mm, tornando-a mais seca no seu funcionamento. A altura do assento fica nos 805 mm, os mesmo da versão anterior, permitindo ser utilizada por condutores mais baixos.

A nova Honda SH300i ABS tem um preço de 5250€, o mesmo preço da versão anterior (sem ABS), e estão disponíveis bastantes acessórios oficiais para personalizar a sua "Small Honda" assim como uma gama de seis cores.

 

 

Best gambling websites website