Programa

09:30

Cacia

Cacia, freguesia do concelho de Aveiro, será o ponto de partida da edição da espírito | Honda Road Trip deste ano.

09:30

Monumento Anjo de Portugal

A estátua do anjo, da autoria do escultor Laureano Ribatua, faz parte do memorial evocativo das vítimas do acidente de 2001.
Totalmente feita em bronze e banhada a ouro, mede 12 metros de altura e pesa cerca de 12 toneladas.


Foto: Fonte

13:00

Almoço

Paragem para almoço.

13:00

Guimarães

Guimarães, entre outras povoações, antecede e prepara a fundação de Portugal, sendo conhecida como "O Berço da Nação Portuguesa". Aqui tiveram lugar em 1128 alguns dos principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação. Por esta razão, está inscrito numa das torres da antiga muralha da cidade "Aqui nasceu Portugal".

Castelo de Guimarães
Foto: Fonte

Pousada

Crespos e Pousada é uma freguesia do concelho de Braga.
É aqui que os participantes irão descansar no final deste primeiro dia.

Pousada
Foto: Fonte

09:00

Pousada

Depois do descanso e de pequeno almoço tomado, arrancamos para o segundo dia da Road Trip.

09:00

Santuário de São Bento da Porta Aberta

O Santuário de São Bento da Porta Aberta teve a sua origem em 1615, com a construção de uma pequena ermida e o actual santuário é do final do século XIX.
O seu nome deve-se ao facto de a ermida ter sempre as suas portas abertas, servindo de abrigo aos viajantes.

Santuário de São Bento da Porta Aberta
Foto: Fonte

Gerês

Estando já com uma roda no Gerês, a Road Trip irá percorrer alguns quilómetros desta magnífica serra com paragem num miradouro e nas lagoas naturais de Fafião.

Serra do Gerês
Foto: Fonte

13:00

Almoço

Paragem para almoço.

Castelo de Montalegre

Deixando para trás o Gerês, e a zona do Minho, entramos em Trás-os-Montes com direcção a Montalegre.
No topo de um monte granítico, de onde se descortinam as serras do Gerês (a Oeste) e do Larouco (a Leste) e o curso do rio Cávado (a Norte), o castelo domina a povoação, a poucos quilómetros da fronteira com a Galiza.

Castelo de Montalegre
Foto: Fonte

Chaves - N2 Km0

É em Chaves que começa a estrada nacional mais extensa de Portugal e a única que o atravessa de lés-a-lés: a Nacional 2.
Desde aqui, até ao final desta Road Trip, iremos percorrer cerca de 165 dos 738,5 quilómetros desta mítica estrada, muito conhecida entre os motociclistas portugueses.

Estrada Nacional 2
Foto: Fonte

Vila Pouca de Aguiar

Conhecidas nos primórdios da nacionalidade como as terras de Aguiar de Pena, nome tirado do velho castelo roqueiro com a mesma designação, ou seja da Pena, assente num penedo colossal que seria uma das referências da região, com o nome de Aguiar advinha-lhe do facto de ser um povoado de águias.
É aqui que termina o 2º dia da espírito | Honda Road Trip 2019.

Vila Pouca de Aguiar
Foto: Fonte

09:00

Vila Pouca de Aguiar

Depois do descanso e do pequeno almoço tomado, arrancamos para a última etapa desta viagem.

09:00

Fundação Casa de Mateus

O edifício da Casa de Mateus é considerado um dos monumentos mais representativos do Barroco no Norte de Portugal e um dos mais característicos da Europa, tendo sido classificado como monumento nacional em 1910.

Casa de Mateus
Foto: Fonte

Lamego

Cidade antiquíssima, datando já do tempo dos romanos, foi em Lamego que teriam decorrido as lendários Cortes de Lamego, onde teria sido feita a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal.
No topo do monte de Santo Estêvão, o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios é parte integrante do panorama da cidade à qual está unido por um escadório cenográfio, com 686 degraus.

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Foto: Fonte

13:00

Almoço

Pausa para almoço

Viseu

Ocupada desde a época castreja, a história de Viseu está intimamente relacionada com a História de Portugal. Se a mítica figura de Viriato, o guerreiro que liderou as tribos lusitanas contra os romanos, deu à antiga cividade um papel de importância vital durante a romanização, também D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, estabeleceu uma estreita ligação entre com os primeiros anos da fundação da nacionalidade e esta nobre cidade da Beira Alta.
É em Viseu que termina a 6ª edição da espírito | Honda Road Trip.

Viseu
Foto: Fonte

FAÇA JÁ A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO

O número de participantes é limitado. Faça já a sua pré-inscrição!